fbpx

Com algumas pessoas não dá para acertar

Com algumas pessoas não dá para acertar

Algumas pessoas vão usar-te para provar a si mesmas que as crenças limitadoras em que sempre acreditaram são verdade.

Pode ser que alguém te use para provar a si mesma que as relações não funcionam, que o amor não existe e que os homens/mulheres de jeito estão todos ocupados.

Pode ser que alguém te use para provar a si mesma que o seu sonho não é possível, que não há soluções para os seus obstáculos, que ninguém a consegue ajudar.

Pode ser que alguém te use para provar a si mesma que o mundo não é um lugar seguro, que não se pode confiar nas pessoas, ou que mais vale contar só consigo mesma.

Seja o que for que essa pessoa precise de acreditar para manter a sua narrativa de vitimização, ela vai usar-te para isso.

Faças tu o que fizeres, sejas tu o que fores, com essa pessoa não há como acertar. Lê outra vez: com alguém assim, não há como acertar. E não tem nada a ver contigo, nem com a tua qualidade como amigo, namorad@ ou profissional.

Podes ser o melhor namorado do mundo, o melhor professor do mundo, o melhor filho do mundo, a melhor pessoa do mundo e mesmo assim não vai ser suficiente.

Porquê?
Porque, para essa pessoa, manter a sua narrativa de que não é a responsável pela sua vida, é mais importante do que efetivamente resolver os seus problemas, atingir os seus objetivos ou viver uma vida realizada seja em que área for.

Porque, para essa pessoa, é doloroso demais admitir para si mesma que só não tem a vida que deseja porque ainda não desenvolveu condições morais para tal.

Porque, para essa pessoa, é mais fácil responsabilizar o pai, a mãe, o chefe, o estado, o terapeuta ou o namorado.
E, também porque essa pessoa precisa de sabotar os seus resultados uma e outra vez como forma de garantir previsibilidade e, com isso, uma sensação de controlo.

A maioria de nós conhece alguém assim. Pode ser um amigo, um cliente, ou um familiar. Certamente a maioria de nós já foi essa pessoa em algum momento das suas vidas. Mas o problema não é quando ocasionalmente nos colocamos nesta posição, num momento ou outro nas nossas vidas. O problema é quando essa é a maneira como decidimos viver de forma consistente.

Por isso, esta mensagem é para aqueles que estão neste momento a viver uma determinada relação, seja ela de que tipo for, e na qual estão constantemente a ser acusados de ser insuficientes. Seja a tua mãe ou pai, a tua amiga ou amigo, a tua/teu cliente ou a tua namorada ou namorado. Para ti que estás nessa dinâmica e faças o que fizeres, simplesmente parece impossível conseguires acertar com essa pessoa, a palavra chave é:
DESISTE.

Aceita de uma vez por todas que de facto não és suficiente para essa pessoa. Não porque haja algo que te falta a ti, mas porque há algo que lhe falta a ela. E essa falta terá de ser a própria a preencher.

Isso pode querer dizer que o melhor para ti será deixares essa relação. Isso pode querer dizer que o melhor para ti será adotares apenas uma nova posição dentro dessa relação. Isso só tu podes saber. Mas sobre a dinâmica em si, cabe à pessoa com maior nível de consciência deixar de ser um facilitador dela. E só por estares a ler este post, eu já sei que a pessoa com mais consciência és tu.

Desiste. Faz isso por ti.

Com amor,
Jo 💙

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.