fbpx

Prendas invulgares para o dia dos namorados

Prendas invulgares para o dia dos namorados

Quase a chegar ao dia d@s namorad@s, acho que ainda vou a tempo de partilhar algumas ideias de prendas que podem realmente ter um impacto transformador numa relação.

E como sei que muitas pessoas encaram este dia como mais uma estratégia de marketing, na qual nos tentam impingir uma data de coisas de que não precisamos, sinto que estas sugestões podem mesmo mudar completamente a forma como olhamos para este dia.

Aqui te deixo então as minhas 3 ideias de prendas para o dia d@s namorad@s.

1ª – TERES A TERAPIA EM DIA.

A tua. Individual. Tratares dos teus monstrinhos internos vai fazer com que não os projetes na tua cara metade nem tentes que seja a relação a resolver os teus temas. Uma relação pode ajudar a curar muita coisa, sem dúvida! Mas não é essa a sua função. Relação não é terapia. Terapia é terapia.

2ª – APRENDERES A PÔR-TE BEM.

É escusado esperar que a relação esteja bem quando um, ou ambos os membros dessa relação não estão bem como seres individuais. Descobre o que te põe bem, nutre-te, mima-te, cuida-te. A relação não é o sitio onde deves vir sistematicamente sugar energia. Mais frequentemente é o sítio onde precisas de colocar energia. E apesar da relação poder ser uma das áreas de vida que traz mais energia a cada um dos seus elementos, pores-te bem é da tua responsabilidade, não é responsabilidade da relação.

3ª – ESTARES REALIZAD@ NAS ÁREAS DE VIDA QUE SÃO IMPORTANTES PARA TI.

Quando estamos frustrados com a nossa vida, seja em que área for, tendemos não só a projetar essa frustração em quem está mais próximo de nós, como também a sentirmo-nos ligeiramente incomodados com o sucesso dos outros (mesmo que inconscientemente). Quando isso acontece deixamos de ser “cheerleader” da pessoa mais importante da nossa vida e passamos (mesmo sem querer) a roubar o oxigénio da sala quando essa pessoa partilha mais um dos seus sucessos connosco. Ao contrário, quando estamos realizad@s na nossa própria existência tendemos a transbordar energia, amor e incondicionalidade para com aqueles que nos rodeiam. Em particular para com a pessoa que partilha a vida connosco. Por isso, garantires que estás realizad@ vai ser um importante ponto de partida, não só para ti como indivíduo, mas também para a relação da qual fazes parte.

Espero que estas ideias te ajudem, se assim quiseres, a olhar para este dia com outros olhos e, acima de tudo, a mudares de paradigma sobre aquilo que tu, como indivíduo, podes fazer autonomamente pela tua relação.

E se deres por ti e ler isto e a pensar:

“Então, mas a outra pessoa também tem de fazer isto, para que as coisas funcionem.”

A resposta é: Sim, a outra pessoa também tem o seu papel.

Mas não é com el@ que estou a falar agora, é contigo. Por isso, é a ti que posso influenciar. Antes de pensares se a tua pessoa faz ou não faz, a minha sugestão é responderes a estas perguntas:

A minha terapia está em dia?

Eu estou bem como indivíduo? Sinto-me nutrid@?

Eu estou realizad@ nas áreas de vida que são importantes para mim?

E só depois de teres respondido “sim” a todas as perguntas é que pode fazer sentido questionares-te sobre a parte que é do outro. Mas por agora, fica a sugestão: foca-te na tua parte. Porque uma relação pode ser 50/50, mas os teus 50 são 100% teus.

Feliz dia do amor!

Jo 💙

1 Comment
  • Maria Manuela Barros de Almeida
    Posted at 10:35h, 15 Fevereiro

    Olá Joana
    Faz mesmo sentido tudo o que li.
    Vou pensar em fazer terapia individual…
    Obrigada pelo conteúdo.
    Manuela Almeida