
21 Out Depender não é o mesmo que ser Codependente
Depender de alguém não é o mesmo que ser Codependente.
Numa relação é normal dependermos um do outro. É até necessário. Sabermos que podemos contar com alguém é parte fundamental no processo de criação de intimidade.
Isto porque intimidade vem da vulnerabilidade e há poucos atos mais vulneráveis do que dizer a outra pessoa: “Estou a contar contigo e gostava que contasses comigo também”.
Ser codependente é algo completamente diferente. Tão diferente que, dentro do padrão de codependência, podemos até incluir a necessidade compulsiva de independência.
O que é que isto quer dizer?
Quer dizer que Codependência é um padrão emocional e comportamental com características muito próprias e que funciona como mecanismo de defesa para nos proteger do sofrimento causado por situações de abandono, traição, negligência ou abuso.
E isso pode ser manifestado através da tendência natural para me tornar dependente, mas também da tendência natural de ser completamente independente, dissociada ou distante.
Por isso, quero que saibas que não vais superar um padrão de codependência fazendo tudo sozinha ou aprendendo a desfrutar de uma vida isolada. Isso é só uma maneira de saltitares entre os extremos do espectro da codependência.
Superar os padrões de codependência faz-se precisamente dentro das relações. Dentro da relação que estás a criar contigo mesma, mas também, e principalmente, dentro das relações que estás a criar com outras pessoas, realidades, comunidades ou até entidades.
O oposto de codependência não é independência. O oposto de codependência é interdependência. Ou seja, eu conto contigo para certas necessidades. Tu contas comigo para outras necessidades. E cada um de nós conta com outras conexões para necessidades que não podemos ou não queremos preencher nesta relação.
O que achaste desta distinção?
Conta-me tudo nos comentários.
Com amor,
Jo 🩵

No Comments