fbpx

O preço a pagar pela Liberdade

O preço a pagar pela Liberdade

Há algo que me incomoda profundamente.

Se me permitires ser apenas humana nas próximas linhas, gostaria de partilhar esta ideia contigo.

Incomoda-me profundamente quando alguém exige ser livre, mas depois não aceita as consequências dessa liberdade.

Lembro-me de alguém exigir ser livre para falar da maneira que quiser, sem filtros, com total autenticidade e frontalidade. Mas depois ter muita dificuldade em lidar com o facto de que quem recebe essas palavras se magoa, cria distância emocional e depois, inevitavelmente, se afasta.

Lembro-me de alguém decidir ser livre para desaparecer, ir viver para o outro lado do planeta, deixar de telefonar, esquecer, abdicar. Mas depois reclamar do facto de que, aqueles que ficaram em terra, partidos pela sua ausência, tenham preferido, a partir desse momento, considerá-lo morto.

Lembro-me de várias pessoas que escolhem ter a liberdade de depender de terceiros, seja de que maneira for. Mas depois não aceitam que esses terceiros se sintam no direito de se intrometer nas suas vidas.

Se há coisa que me move, é ajudar as pessoas que me procuram a ser livres. Se há coisa que eu acredito é que viver em liberdade é das conquistas mais importantes que fiz na minha vida.

Mas considero tão ou mais importante termos a consciência de que tudo na vida tem um preço. Até a liberdade. Todas as escolhas que fazemos, dia sim, dia não, vão ter um impacto direto noutras pessoas, noutros contextos, noutras situações que são, elas mesmas, livres de reagir como querem, precisam ou podem à nossa atuação.

Não compreendo de onde é que veio esta ideia de que podemos tudo sem esperar o que vem na volta.

Tudo, tudo, tudo aquilo que fazemos, escolhemos ou decidimos tem uma ou várias consequências. E se queremos ser realmente livres temos de estar dispostos a viver com essas consequências.

A nossa ação é a criação direta do mito que decidimos viver diariamente. A nossa liberdade é também o nosso destino e o livre-arbítrio o nosso fado.

Que neste dia nos lembremos desta ligação inevitável, desta correlação direta entre Causa e Efeito.

Feliz dia da Liberdade (e Consequência).

Com amor,

Jo 💙

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.