fbpx

Sobre bater no fundo

Sobre bater no fundo

Este sempre foi um tema que me intrigou.
Porque será que, tantas vezes, precisamos de bater no fundo para mudar?

Questionei-me sobre isso durante anos. Hoje acredito que encontrei uma das eventuais razões ou motivos. Talvez até hoje ainda não tivesse batido num fundo que fosse fundo o suficiente para perceber.

É que, bater no fundo proporciona algo de forma instantânea, algo que por vezes andamos anos à procura. Bater no fundo proporciona uma mudança de paradigma imediata, clara, evidente.

Bater no fundo empurra-nos contra um abismo, espreme-nos contra os nossos conceitos antigos e embate-nos de frente com uma nova possibilidade. E isto, quando batemos no fundo, não acontece de forma mental, como um novo conceito sobre o qual nos podemos disponibilizar a refletir. Acontece de forma integral.

De repente vemos algo que antes não víamos. Somos algo que antes não éramos. Sabemos algo que antes não conseguíamos sequer equacionar. A verdade fica ali, crua, de frente para nós enquanto nos encontramos desmontados, despidos, disponíveis. É impossível não a ver, perceber, sentir.

Quando batemos no fundo e somos invadidos pelo novo paradigma, pela nova perspectiva, por aquela maneira inovadora de pensar o mundo, a vida e a nós mesmos, de repente essa nova perspectiva encontra um lugar dentro da nossa psique para se alojar, como um novo programa que finalmente tem espaço suficiente no disco para se instalar. O bater no fundo cria esse espaço, esvazia-nos de antigas certezas, de antigos pilares.

O bater no fundo destrutura, desfrangmenta, desformata. E com isso cria vazio e espaço para um novo programa que sustenta uma verdade atualizada de que precisávamos para finalmente nos libertarmos de uma prisão interna que nos limitou demasiadas vezes.

Gostava de acreditar que não é preciso bater no fundo para fazer isso. E de facto há temas e áreas de vida em que (aparentemente) conseguimos antecipar-nos ao “bater no fundo” e encontrar as mudanças de paradigma de que precisamos de forma controlada.

Mas hoje acredito que há outros temas ou áreas de vida em que não existe outra forma. Só o bater no fundo nos pode salvar.

Por isso, para mim e para ti, só posso desejar que quando for realmente preciso bater no fundo, que assim seja.

Com amor,
Jo 💙

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.