fbpx

Nigredo

Nigredo

Nigredo, é o primeiro estágio da Alquimia no qual a matéria, ou seja os metais menos nobres, seriam dissolvidos e putrefactos. Seria uma etapa fundamental do processo e o primeiro passo para a transformação dos metais inferiores em ouro.

A Nigredo representa a dissolução, a desintegração, a morte desses mesmos metais.
Esta etapa é representada pelo elemento terra e, usando-a como metáfora para os nossos processos de individuação, representa o primeiro estágio da nossa transformação pessoal: a morte espiritual.

É neste estágio que muitas das pessoas que me procuram chegam até mim. Chegam num estado de confusão, de não ver saída.

Esta é a etapa em que se encontram quando se sentem imobilizados pelo “não sei”.
Se forem emocionais o suficiente, é neste estado que vão chorar lágrimas de desespero. Lágrimas que podem até parecer sem motivo. Inicialmente apenas demonstram como se sentem perdidas, cansadas, confusas, ansiosas, preocupadas, tristes.

Algumas destas pessoas vão dizer objetivamente que se sentem em morte, que são acompanhadas diariamente por uma dor profunda, que já não sabem quem são, que se sentem a flutuar sem norte.

De acordo com a perspetiva mais comum, este estado deveria ser encarado como um problema a ser resolvido. No entanto, de acordo com a perspetiva que Jung nos propôs, este estado pode ser entendido como um sintoma de uma transformação profunda que está a acontecer dentro de nós.

O estado de Nigredo nos nossos processos pode ser encarado como uma iniciação, um portal para um processo de mudança de algo central em nós. Como um convite para colocar em causa aspetos da nossa personalidade e da nossa vida que já não servem os desejos do nosso centro e que estão a limitar-nos no caminho de nos cumprirmos.

A sensação de confusão em que nos encontramos nesta fase, a par da diminuição da nossa energia vital, ensinam-nos a libertarmo-nos de tudo aquilo a que estamos apegados, como se todas essas coisas já não tivessem a mesma importância.

Essa é a grande beleza deste processo e, em particular, desta etapa.
Dizer adeus, aceitar, deixar morrer, libertar.

Que assim seja,

Jo 💙

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.