fbpx

Sou uma menina mimada …

Sou uma menina mimada …

Noutros tempos nunca me ouvirias a admitir uma coisa destas. Deus me livre! Mas hoje para além de ter de admitir que é verdade 🙄😅 sinceramente considero que é mais motivo de orgulho do que de vergonha.

Sou uma menina mimada porque não tolero sentir-me insatisfeita. Não consigo aguentar muito tempo em situações de que não gosto, a fazer coisas que não me dão prazer e com pessoas que não me nutrem e acrescentam.

Houve uma altura na minha vida que me diziam que eu era uma eterna insatisfeita. Sabes qual foi a cura para isso? Deixar de me demorar demasiado tempo nessa insatisfação.

Não estou satisfeita, mudo. E mudo rápido. E por isso deixei de ser uma “eterna insatisfeita” para passar a ser uma “satisfeita com ocasionais momentos fugazes de insatisfação“. Simplesmente porque se não quero, não gosto, então não faço.

Mesmo ao género de criança que faz birra de braços cruzados e beicinho enquanto bate com o pé no chão. É isso! Essa sou eu.

E acho sinceramente que temos muito a aprender com as crianças sobre isso. Elas sabem muito bem aquilo que preferem, aquilo que gostam e aquilo que não querem. Elas sabem … até ao momento em que chegam os adultos e lhes tentam incutir que não pode ser assim.

Na vida não podemos fazer só aquilo que queremos”, dizemos. Ora aqui está um ensinamento muito enviesado. Não podemos fazer só aquilo que queremos porquê?

Compreendo que não podemos fazer só aquilo que queremos SEMPRE. Mas certamente que, se a vida da maior parte das pessoas está desequilibrada para algum lado, não é para o lado de fazer coisas que querem em demasia. A maior parte de nós, se tem falta de alguma coisa, é de preencher o seu tempo com coisas que ama, que deseja, em que desfruta e se diverte.

– “Deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer”. Mas no mapa mundo de quem? É que a mim, cedo erguer, faz-me querer desaparecer (também rimou 😅).
– “Porque um dia quando fores grande vais ter de ter um emprego”. Vou ter de ter o quê? Obrigada mas não quero uma coisas dessas. Um ano inteiro a trabalhar para ter 22 dias de férias. Hummmmm!?!? What’s wrong with this picture?
– “Tens de fazer a cama todos os dias.”, mas na perspectiva de quem e para quê?
– “Tens de andar com a roupa engomada.
– “Tens de fazer os trabalhos de casa antes de ir brincar.
– “Tens de ter boas notas.
– “Tens de, tens de, tens de …

Eis as frases que eu acredito que deviam ser ensinadas na escola, na televisão e no raio que o parta:
– “Não quero
– “Não me apetece
– “Não gosto
– “Não me chateies

Muitas pessoas dizem que o que está mal com o mundo é que a maior parte de nós tem falta de compaixão, tolerância e empatia para com o outro. Eu acredito sinceramente que a falta de compaixão, tolerância e empatia são apenas sintomas da insatisfação crónica com que vivemos as nossas vidas.

Se não, repara no seguinte …
– Achas que o teu nível de tolerância para com as pessoas da tua vida aumenta ou diminui quando estás cansad@, desgastad@, stressad@ e triste?
– E achas que o teu nível de tolerância para com as pessoas da tua vida aumenta ou diminui quando estás nutrid@, realizad@, feliz e divertid@?

A resposta é óbvia.
Acredito que olharmos para a forma como vivemos as nossas vidas é um ótimo lugar para começar a mudar o mundo para melhor. Nem que seja um bocadinho.

Começa por mim e pela minha vida, depois contagia as minhas pessoas e por aí fora. Só temos de começar a ter a coragem de ser mais “meninas mimadas” e a dizer com mais frequência:
– “Não quero
– “Não me apetece
– “Não gosto
– “Não me chateies

Por um mundo melhor e mais tolerante, que sejamos mais intransigentes com a qualidades das nossas vidas. Que façamos birra, caraças! E depois, que mudemos o que precisa de ser mudado.

Primeiro começa comigo. Depois contigo. E, por fim, para o mundo todo. Que haja mais mimados por aí! É o que nos desejo a todos.

Até já!
Jo 💙

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.