fbpx

Motivação e Entusiasmo

Motivação e Entusiasmo

Quando estou num processo de aprendizagem, há sempre aquele momento em que me sinto estúpida.

Até então andava descansadinha pela vida a fazer as coisas que já sei, da maneira que já sei. Depois há um dia em que me dá na veneta e digo: “Olha que engraçada esta outra coisa, vou aprender a fazer isto. Vou aprender a fazer esta coisa que ainda não sei fazer.”

Mas quando entro nesse processo de aprendizagem, entro com a postura de alguém que sabe o que anda aqui a fazer na vida. Entro com a atitude de: “Tu nem imaginas as coisas que eu já sei!!!” 

E, de repente, sem dar por ela, eu e o meu euzinho cheio de auto-confiança somos atirados contra as paredes, somos enrolados num furacão, somos mastigados e cuspidos. E quando finalmente conseguimos abrir os olhos e respirar, ainda de cabelos no ar e sem saber muito bem o que nos abalroou, pensamos: “Onde é que me vim meter!!!”. Afinal, aquilo que eu pensava que ia aprender era só o fio do novelo. Nesse momento percebo que há todo um universo de coisas que eu nem fazia ideia de que não fazia ideia. Nem sabia que não sabia.

Esse é o momento em que me sinto estúpida.
“Talvez isto não seja para mim.”
“Isto afinal é super difícil.”
“Eu não estou a ver como é que isto se faz mesmo, mesmo, mesmo bem feito.”
“Nem sei por onde começar.”
Finalmente começo a perceber todo o trabalho que há por detrás de quem faz isto bem feito, versus quem faz isto mais ou menos. Eu percebia a diferença quando via de fora, mas agora começo a perceber o oceano de fatores que definem essa diferença.

Acredito que a nossa motivação e entusiasmo reside neste intervalo entre ainda ter borboletas na barriga a fazer algo, mas já saber por que linhas me coso. Eu ainda não sei sequer abrir a caixa de costura, quando mais meter a linha na agulha 

Como diz Csikszentmihalyi, quando nos fala do estado de fluxo: “O desfrute surge no limite entre o tédio e a ansiedade, quando os desafios se encontram em perfeito equilíbrio com a capacidade de agir.”

Ainda não cheguei lá!
Mas que é bem mais divertido assim, lá isso é verdade.

Live and learn!
Bom fim de semana!

Jo 

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.