fbpx

Não consegues lidar com o meu pior? Ainda bem

Não consegues lidar com o meu pior? Ainda bem

“Se não consegue lidar com o meu pior, então não merece o meu melhor.”

Eis a frase com que mais eu discordo no tema dos relacionamentos.

Mas desde quando é que uma relação de amor é o sítio certo para despejarmos o nosso caixote do lixo emocional?

Claro! Uma relação de intimidade não serve só para os bons momentos, nada disso. Mas estar com alguém ao nosso lado quando estamos a passar mal é algo completamente diferente de despejar esse mal em cima dessa pessoa. Mesmo que, por vezes, te pareça que é essa pessoa que te está a causar esse mal.

Uma coisa é certa, se não estás bem (seja porque motivo for) a probabilidade de tudo e todos te incomodar é muito mais alta. Pelo menos comigo é assim. Quando estou com neura, é mais provável que as pessoas que eu amo comecem a irritar-me solenemente. E isso não tem nada a ver com elas. Se naquele exato momento eu estivesse TOP, elas não me irritavam da mesma maneira. Logo, a irritação que estou a sentir só tem, única e exclusivamente, a ver comigo.

Ninguém tem a obrigação de levar com o meu pior. Ninguém. Muito menos as pessoas que me amam e que me fazem bem. Muito menos as pessoas que eu mais amo e de quem deveria cuidar melhor.

Como é que é possível eu ser a minha melhor versão com os meus clientes, com os meus chefes, com os meus colegas, com os meus fornecedores, com os meus empregados. Mas depois chego a casa e sou a minha pior versão com os meus filhos, o meu marido ou mulher, os meus pais, ou os meus amigos? E depois ainda dizer a frase: “Se não consegues lidar com o meu pior, não mereces o meu melhor”???

Desculpa?!?!?!? Se há coisa que as pessoas que me amam merecem, é o meu melhor. Essas sim! As outras pessoas, já é mais discutível.

E já agora, uma pergunta importante: Tu consegues lidar com o teu pior? É que se conseguisses, não o estarias a disparar para todo o lado. Por isso, aprende primeiro a lidar tu com o teu pior e depois vais ver que não vais precisar que ninguém lide com ele por ti.

Ouve-me com atenção (estás a ouvir Joana?) ninguém tem a obrigação de lidar com o teu pior. E para além disso, não menos importante, tu não tens a obrigação de lidar com o pior de ninguém.

Quando estás no teu pior, lida tu com ele.
Se os outros estão no seu pior e a despejar isso para cima de ti, foge.

Principalmente se esse outro, for eu … porque o meu pior não é nada bonito ? 😀

Desejo-te um dia no teu melhor!

Jo ?

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.