fbpx

Ele/a é que devia ler isto!

Ele/a é que devia ler isto!

Ora aqui vem a publicação menos popular de sempre ??

Infelizmente, uma das coisas mais frustrantes para mim de escrever sobre amor e relacionamentos é perceber que, por vezes (vezes demais), há pessoas que lêem e se identificam com a mensagem mas não o fazem por si. Fazem-no como uma espécie de recado para o seu companheiro ou companheira.

Algo como: 
– “Estás a ver, é isto que eu te digo” ou
– “Quem devia ler isto era ele/ela” ou ainda
– “Afinal não estou maluco/a, ele/a devia mudar”

É frustrante para mim porque não é para a outra pessoa que eu estou a escrever … é para mim e é para ti.

Claro que a minha frustração é completamente projetiva pois frequentemente me apanho a fazer o mesmo, no amor e noutras áreas também. “Os outros deviam ler isto. Os outros deviam perceber isto. Os outros estão errados. Os outros, os outros, os outros.”

Enquanto não percebermos a importância de nos colocarmos em causa e nos responsabilizarmos pelos resultados que estamos a ter nas nossas relações nada vai mudar.

A maior parte dos artigos que escrevo sobre amor são inspirados em reflexões que fiz por causa de erros que cometi. Vez após vez, meti o pé na poça com a pessoa que escolhi para viver a vida comigo e fui obrigada a refletir sobre o que poderia fazer melhor. O que poderia fazer de diferente para não repetir os mesmos erros e não atrair os mesmos problemas relacionais do passado.

Os piores momentos de qualquer uma das minhas relações, foram sempre momentos em que não me coloquei em causa. Foram sempre momentos em que estava a ler coisas e a pensar “Ele é que devia ler isto”.

Podes nunca mais ler nada daquilo que eu te escrevo, mas por favor, hoje lê esta frase com atenção:
É para ti, és tu, sempre tu!

Se estás a ler isto e a pensar:
“Ok Joana, eu confio em ti e se dizes que sou eu, eu acredito. Mas como? O que é que tenho de fazer de diferente? Não percebo!”

Essa já é uma pergunta que eu gosto mais ? e a minha resposta é: Não sei! Mas sei que se fores persistente com essa questão vais chegar muito mais longe do que se simplesmente estiveres à espera que o outro mude por ti.

E agora podes ir ler os outros artigos todos outra vez, mas desta vez como se a mensagem fosse para ti … porque é ?

Tem um fim de semana cheio de amor, porque namorar é mesmo das melhores coisas do mundo.

Jo ?

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.