fbpx

Às vezes perdes uma batalha

Às vezes perdes uma batalha

Às vezes perdes uma batalha. It is what it is.

Nos últimos meses tenho perdido várias batalhas. Simplesmente estou no meu caminho, tranquila e distraída, quando de repente me deparo com uma grande dificuldade, uma barreira, com um problema ou situação difícil que, por muito que me esforce, não consigo resolver.

Há umas semanas, sem querer, surgiu uma frase na minha cabeça que falou sem o meu consentimento e me disse:

“Calma Joana! You’re in this for the long run”.

No momento em que ouvi essa frase, as emoções negativas associadas a essas dificuldades fizeram puffff. Desapareceram.

O que essa frase me disse é que estou nesta vida a longo prazo e que, se tudo correr bem, tenho muitos anos pela frente e por isso muitas oportunidades para mudar o rumo das coisas.

Quando alguma coisa corre mal e me deita a baixo fico um tempo inundada de emoções difíceis e sem capacidade de pensar em mais nada que não seja “Vou desistir de tudo”.

Mas depois … passado umas horas ou, às vezes, uns dias … percebo que esta foi apenas uma batalha que eu perdi. O meu objetivo é ganhar a guerra.

Por isso, estou cá para correr a maratona e este problema ou situação difícil representa apenas uma pequena parte do longo caminho que tenho a fazer.

Quando me recordo disso, quando olho para a vida como um todo de forma macro e percebo o que cada situação representa na grande ordem das coisas, consigo dar a importância relativa que cada situação merece.

Nesse momento consigo finalmente esvaziar-me de emoções apocalípticas e começar a sentir novamente um rasgo de esperança, uma pitada de confiança em mim. Essa pitada de fé costuma ser o suficiente para retomar a minha capacidade de pensar. E uma vez que começo a pensar é apenas uma questão de tempo até encontrar um novo caminho que faça sentido para mim e começar a ganhar novas batalhas.

Por isso, hoje decidi partilhar contigo esta frase que me tem ajudado nas últimas semanas. Lembrar que ainda há muito jogo para jogar e muitas oportunidades para saíres vitorioso desta maratona que é viver a vida da forma que desejas viver.

Continuo a acreditar que no final do jogo vou achar que valeu tudo a pena.

“It’s not over until I’m done”

Bom fim de semana!

Jo ?

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.