fbpx

Incondicionalidade

Incondicionalidade

Quando explico aos meus clientes o que significa Peer Group falo de várias coisas:

Digo que é alguém que te apoia quando cais e que te desafia para ires mais longe.

É alguém que te dá o ombro para chorares e que usa esse mesmo ombro para te empurrar e te incentivar a chegar mais longe.

Mas uma das coisas que lhes digo é que alguém que é teu Peer Group quer que tu cresças e, quando tu cresces, ele quer que tu voes, mesmo que isso signifique que ele pode ficar para trás nesse processo.

Hoje dei por mim a pensar na importância dessas pessoas e que, na verdade, esse é o real significado de amor incondicional. Tive a sorte de ter nascido numa família de pessoas que sempre me desafiaram a ser quem eu queria ser sem nunca colocarem em causa o seu amor. “Só me interessa que sejas feliz”, diziam. E só nos últimos anos tenho tido real consciência da importância disso na minha vida e na possibilidade de me ter tornado no ser humano que sou hoje.

Para mim isso é a verdadeira definição de incondicionalidade. “Sê o que quiseres, faz o que quiseres e eu vou continuar a amar-te, porque aquilo que eu amo é quem tu és no teu core e isso não muda. Mesmo que fujas para longe, mesmo que durante um tempo não estejas aqui e eu não te “veja”. Se é isso que queres, se é isso que precisas, é isso que deves.”

No meu trabalho tenho tentado representar essa ideia, essa possibilidade para os meus clientes.

Muitas vezes a primeira vez que têm alguém que lhes diz “Sim, podes ir. Estás certo em querer ser mais igual a ti e isso só me faz “amar-te” ainda mais”. Muitas vezes é a primeira vez que sentem essa liberdade, mesmo vindo de si próprios, condicionados por uma qualquer ideia pré-concebida daquilo que achavam que iriam ser no futuro.

Não tenho a menor das dúvidas que isso fez a maior diferença na minha vida. Ter tido pais, amigos, namorados, terapeutas que me me puseram à vontade para concretizar os meus sonhos sempre assegurando que estariam lá quando eu voltasse.

Parece estranho, porque na verdade ninguém me pode tornar mais livre do que já sou. Liberdade não é uma coisa que se pode dar a outra pessoa. Não nos pertence e, no entanto, faz toda a diferença quando tranquilizamos as pessoas que nos amam dizendo “Não há nada que possas fazer que me faça amar-te mais, mas se queres crescer, se precisas de ir nessa viagem, se é isso que faz sentido para ti e te faz feliz, vai … vai porque a tua felicidade é tudo o que eu quero.”

Não deveria fazer a menor diferença alguém relembrar-me que sou livre, mas a verdade é que faz toda a diferença.

Porque nessa mensagem vai outra mais profunda, a mensagem de que o meu amor nunca está em causa, a mensagem de que, aconteça o que acontecer, este é o teu porto seguro, este é o teu lugar sagrado. Se tudo o resto mudar, isso vai ficar igual, tens essa segurança. Parece um paradoxo, mas a verdade é que é essa segurança que nos permite ser mais livres e, para mim … essa é a verdadeira definição de amor incondicional.

Life will bring you unexpected things. Love will bring you home ♥

Tem um lindo feriado!

Jo ♥

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.