19 Mar Dia do Pai
No monomito ou Jornada do Herói de Joseph Campbell uma das fases que antecipa a apoteose e o grande prémio final é chamada de “Atonement with the Father” que significa a “Reparação com o Pai”.
Este é o momento da Jornada em que a heroína percebe que ela e o Pai são, na verdade, um. “Atonement with the father” significa inclusivamente “At one with the father”.
Se a Mãe é o arquétipo que protege, o Pai é o arquétipo que desafia. E, por isso, nos mitos e histórias, o Pai pode vir, muitas vezes, na pele do vilão. Aquele que traz o desafio à heroína.
E é por isso que Joseph Campbell nos diz:
“A mãe dá à luz o corpo físico, o pai, ao ser espiritual.” Joseph Campbell, in Pathways to Bliss, Pg. 51
“O pai é o sacerdote iniciador através do qual o jovem passa para um mundo maior.” Joseph Campbell, in The Hero with a Thousand Faces, Pg. 115
O momento de reparação com o Pai representa a consciência de que se o pai/vilão não existisse a heroína não se tornaria heroína. A compreensão que também são os desafios que vivemos que nos tornam nas pessoas que somos.
A reparação com o Pai consiste em nada mais do que o abandono do próprio Ego e isso é o que é difícil.
Por isso, neste dia do pai, fica a lembrança de que, independentemente do teu Pai real existir ou não, estar presente ou não, ter sido maravilhoso ou não, tu trazes um Pai interno.
A reconciliação com esse Pai interno é um confronto com a tua própria sombra, com a parte de ti que te desafia, que te empurra para além dos limites da existência que tens vivido até hoje.
O Pai é aquela estrutura em ti que te diz que podes ser mais. E caso não queiras ouvir, é aquela parte de ti que vai trazer o conflito necessário para que sejas obrigada a superar-te e a mostrares a ti mesma e ao mundo de que matéria são feitas as verdadeiras heroínas.
Que assim seja!
A todos os pais reais e a todos os pais internos,
Feliz dia do Pai!
Jo 💙
Sorry, the comment form is closed at this time.