fbpx

A admiração que sentes também é projeção

A admiração que sentes também é projeção

Por vezes escrevo por aqui coisas como “Se algo te afeta, é sobre ti”. Não sou eu que o digo, quem o diz é a psicologia. Eu limito-me a repetir ?

Este é um conceito que não é de aceitação fácil para todos. “Como assim, se alguém me afeta isso diz mais sobre mim do que sobre a outra pessoa? Quer dizer que eu é que sou isso? Nãaaaaooooooooo!!!!!” LOL

Eu compreendo. Ainda hoje, mesmo depois de muitos anos a usar essa ferramenta e a ver os seus benefícios óbvios, ainda dou por mim com dificuldade em perceber em que sentido é que sou parecida com essa pessoa que me perturba.

Mas hoje venho falar-te do outro lado da equação.
É que “afetar” não significa apenas negativamente. Se algo te afeta positivamente, seja por admiração, amor, paixão ou deslumbramento, isso também é sobre ti.

A raiva que sentes por alguém é apenas projeção da raiva que sentes da parte de ti que é igual a essa pessoa. Por isso, a admiração, o amor, a paixão ou o deslumbramento que sentes por alguém é apenas projeção da admiração, amor, paixão e deslumbramento que tens em potencial para sentir por ti próprio.

Mesmo que ainda não tenhas esse atributo, que admiras, desenvolvido neste momento, ele existe algures dentro de ti. E essa admiração, amor, paixão ou deslumbramento é apenas um reflexo do pedido que esse atributo te está a fazer para ser trazido à consciência, para ser desenvolvido.

Por isso, achei que já estava na altura de te dizer que a teoria da projeção não serve só para te informar sobre o que tens de menos bonito em ti. Serve também para te mostrar todo o amor que tens em potencial para sentir em relação a ti mesmo.

Lembra-te disto quando voltares a sentir admiração por alguém. Se te afeta, também é sobre ti ?

Bom fim de semana!

Jo ?

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.