26 Jul Qual é o significado arquetípico de Sonhar com Serpentes
A serpente tem um caráter dual podendo representar aspetos sombrios, primários, inconscientes e perigosos e, ao mesmo tempo, o potencial de evolução, crescimento, conhecimento e liberdade.
Jung fala-nos sobre a simbologia da serpente dizendo:
“Da mesma forma que a maioria dos indivíduos não tem consciência da própria sombra, assim também a serpente corresponde ao totalmente inconsciente e incapaz de atingir a consciência; este fator no entanto, possui, como inconsciente coletivo e como instinto, uma sabedoria própria e um conhecimento considerado. (…) É este o tesouro que a serpente guarda e, ao mesmo tempo, o motivo pelo qual estas significam por um lado o mal e a tenebrosidade e, por outro, a sabedoria.”
(em Obras Completas, vol. 9/2, “Aion”, P. 370)
A serpente pode, portanto, aparecer nos nossos sonhos para nos mostrar onde reside a nossa sabedoria inconsciente. O nosso potencial inexplorado que, por vezes, também nos assusta.
E tu, alguma vez sonhaste com serpentes?
Caso queiras explorar esta área da psicologia junguiana e mergulhar profundamente neste trabalho de análise de sonhos e perceber o que os teus sonhos te estão a dizer agenda uma consulta individual e on-line.
Com amor,
Jo 💙
⚠️ Disclamer importante sobre interpretação de sonhos: Tecnicamente falando, uma correta análise de sonhos deve começar sempre por uma interpretação subjetiva. Ou seja, devemos sempre questionar a sonhadora primeiro sobre o que significa para ela cada um dos elementos do sonho. Só depois de descobrir o significado subjetivo de cada um dos elementos do sonho é que poderá, eventualmente, fazer sentido oferecer à sonhadora o significado arquetípico dos mesmos.
Sorry, the comment form is closed at this time.