fbpx

Qual é a emoção mais preocupante?

Qual é a emoção mais preocupante?

A emoção mais preocupante é a APATIA.

Na verdade, apatia é um estado de ausência de emoção.

Já perdi a conta às vezes que ouvi de uma cliente qualquer coisa como: “Sabes Joana, eu já nem sinto tristeza, nem raiva. Já nem sinto nada.”

Quando uma das minhas clientes me diz uma frase parecida com esta, normalmente vejo um cansaço no seu olhar, um encolher de ombros, uma pele baça.

E porque é que este estado é tão preocupante?

Porque a nossa psique funciona segundo alguns princípios. E um deles é o princípio da compensação. O que isto quer dizer é que, aquilo que surge na consciência é compensado no inconsciente, pelo seu oposto.

Ora, se o que surge na consciência é apatia, o que existe no inconsciente é como uma tempestade no fundo do mar, um tsunami avassalador, um vulcão em erupção.

Como uma panela de pressão a apitar, os conteúdos inconscientes estão num ponto pré-explosivo, enquanto por fora não se sente nem uma brisa, as águas estão paradas, só se ouve silêncio.

Por isso, se dás por ti a sentir uma ausência de sentir. Um vazio emocional. Uma inércia de sentimentos. Uma indiferença. Um desligamento. Por favor, procura ajuda. Procura alguém que seja o lugar seguro para lentamente destapares o terramoto que trazes dentro.

Ele vai abalar todas as tuas estruturas, quer te prepares para ele, quer não. Mas também vai devolver-te à vida, à verdade e ao impulso de buscadora de sentido que tens dentro de ti.

Quando a onda vem, é importante ter uma mão que nos segura.

Com amor,

Jo 💙

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.