fbpx

Tenho uma Sabotadora Interna … Felizmente!!!

Tenho uma Sabotadora Interna … Felizmente!!!

Sim, felizmente 🙂

Muitas vezes oiço os meus clientes, alunos e amigos a dizer: “Isto sou eu a sabotar-me”, ou “Isto é o meu Sabotador interno a impedir-me de agir” e eu penso … “Ainda bem!”

A verdade é que há objetivos e objetivos.
Costumo, para simplificar, dividir os objetivos em dois tipos. Os objetivos do Ego e os Objetivos do Self.

Ora, para começar, gostava desde já de dizer que não há problema nenhum com os objetivos do Ego. Eles são, não só, importantes para alcançarmos resultados incríveis e construirmos as vidas que desejamos, mas também essenciais para podermos fazer o nosso processo de individuação. Sim, é verdade, o processo de individuação acontece apesar do Ego, mas acontece também por causa do Ego. O Ego é uma estrutura fundamental da psique. É para ser cuidado e alimentado, sim!

Mas, como tudo na vida, o Ego e os objetivos que lhe dizem respeito só correspondem a uma parte daquilo que a nossa jornada necessita.

A outra parte diz respeito ao nosso Self, que é o mesmo que dizer à nossa alma, à nossa essência, à nossa verdade, ou à nossa Bliss. E muitas vezes o que acontece é que o nosso Ego quer uma coisa e o nosso Self quer outra. Os dois estão cá dentro da nossa cabeça em debate aceso sobre se, cada um deles, nos vai permitir ou não ter o que o outro quer.

E muitas das pessoas que eu encontro já fizeram uma grande parte da sua jornada do Ego. Mas o Ego quer mais. E isso é verdade … para o Ego, mais é sempre melhor. Mas isso, nem sempre é assim para o nosso Self. Por isso, as pessoas chegam até mim a expressar os seus desejos (ou pelo menos os desejos do seu Ego) e depois dizem: “Eu quero isto, mas depois tenho um sabotador interno que me impede de agir”

E esse sabotador chama-se, nada mais, nada menos, do que Self. O que acontece é que o nosso Ego quer uma coisa, mas o nosso Self discorda. O Self acha que já é tempo de iniciar uma jornada da alma, uma jornada de coerência interna. E por isso, se o Ego não lhe dá ouvidos, o que é que o Self faz? … Causa-nos sofrimento para nos acordar.

Pode vir na forma de insegurança. Pode vir na forma de ansiedade. Pode vir na forma de “Ups, esqueci-me outra vez”. Seja de que forma for, ele aparece e, realmente, sabota os nossos planos.

Mas a questão importante aqui é a seguinte: O Sabotador/Self pode estar a ser o teu melhor amigo. Ele pode estar a enviar avisos que te aparecem na forma de emoções difíceis e crenças chatas, mas que te estão a trazer informação valiosa sobre o que a tua alma realmente deseja neste momento.

Será que este é o momento para o teu Ego ter mais?
Será que agora, nesta fase, é por aí?
Será que é isso te vai ajudar realmente de uma forma profunda neste momento da tua vida?
Será que é isso que estás mesmo a precisar agora?
Será que é isso que te vai fazer sentir mais preenchid@, mais complet@, mais coerente, mais alinhad@, mais verdadeir@, mais tu … pelo menos por agora?

E se a resposta for sim, será que é dessa maneira que estás a teimar que tem de ser?
Não há outra forma mais alinhada com os teus valores e convicções mais profundas?
Será que existem outros caminhos para chegares ao mesmo sítio?

Pode ser que esta descrição não corresponda de todo ao teu caso. Cada situação é diferente e tem explicações distintas. Mas existe a possibilidade de que, se estás há que tempos a tentar agir em função de um determinado resultado e não estás a conseguir, isso seja uma ótima notícia porque há mais informação à qual ainda não deste atenção.

Se este for o teu caso, agora só precisas de fazer o passo seguinte: Ouvir o que essas emoções chatas e crenças difíceis têm para te dizer. Que mensagens é que o teu Self te está a enviar?

É que quando encaramos essas vozes como sabotadoras e não como aliadas, tendemos a abafá-las, ignorá-las e desprezá-las. E tal como uma criança que quer atenção e não tem, essas mensagens e frases do Self vão fazer birra até tu as ouvires. E elas fazem birra boicotando os teus planos e sugando a tua auto-confiança.

A solução raramente vai passar por ignorar o monólogo interno. A solução frequentemente passa por tornar esse monólogo interno num diálogo externo. Tu e o teu Self à conversa. Uma conversa franca, com verdade em que ambas as partes estão realmente comprometidas em ter o que querem, mas também, e não menos importante, a dar ao outro o que ele quer.

Eu vou ter o que eu quero, mas não pode ser às custas do que tu queres. Uma negociação em busca do caminho do meio. Uma integração de paradoxos. A terceira via. E quando essa via surgir, onde antes encontravas obstáculos, vais passar a encontrar uma enorme fonte de energia vital, um entusiasmo crescente e um fluir magnético do teu potencial criativo. Quando aí estiveres, saberás, com toda a certeza, que encontraste o eixo entre o teu Ego e o teu Self.

Saberás que voltaste a encontrar o teu caminho.
Pelo menos, por agora 😉

Desejo-te uma linda semana cheia de diálogos externos entre ti e o teu sabotador aliado e sempre amigo, Self.

Jo 💙

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.