fbpx

Será que estou no caminho certo?

Será que estou no caminho certo?

“Se está a fluir, é por aí.”

Na última aula que dou no Curso de Coaching Arquetípico falamos sempre da Jornada do Herói. É a minha matéria preferida porque é o culminar simbólico de tudo o que fomos falando no curso.

Uma das coisas que o Joseph Campbell (criador do modelo da jornada do herói) nos diz é que, quando o herói (ou seja, cada um de nós) aceitou o convite para entrar na sua jornada, o passo seguinte é o surgimento da ajuda sobrenatural. Pequenos elfos, gnomos ou fadas madrinhas vão surgir no caminho do herói para lhe oferecer os amuletos mágicos que, nos momentos chave, o vão ajudar a domar os dragões com que se irá debater ao longo da sua jornada.

Na nossa vida consciente, essas personagens são representadas pelos mestres que nos indicam o caminho, os professores que nos trazem ensinamentos preciosos e pelos amigos queridos que nos dizem a palavra mágica que, nos momentos certos, nos vai salvar do desespero.

Um dos sinais mais evidentes de que o herói (ou seja, cada um de nós), respondeu ao chamado para a aventura, é que onde antes encontrava apenas dificuldades, começa a encontrar caminhos claros. Onde antes só encontrava deserto, começa a vislumbrar um oásis. Onde antes só havia escuridão, começa a antever-se a luz ao fundo do túnel.

Campbell diz: “Tendo respondido ao chamado e continuando corajosamente à medida que as consequências se revelam, o herói encontra todas as forças do inconsciente ao seu lado” e surpreendentemente onde antes havia apenas uma parede, começa a abrir-se um portal de possibilidades infinitas.

Ou seja, se começa a fluir, então é por aí. Se começa a fluir, descobrimos o caminho daquela aventura que é a nossa.

Isso quer dizer que, se as coisas não estiverem a fluir, não estou na jornada certa?
Não! Claro que não! Na jornada certa o herói também encontra o medo, a morte e o desespero. Por isso quando não está a fluir, podes estar na jornada certa, ou não.

Mas quando flui … ah quando flui … Aí não há dúvidas, aí não há outra hipótese. Quando flui, estás lá de certeza. Quando flui descobriste o caminho do herói.

Por isso, olha com atenção para a tua vida …
Onde é que está a fluir?
Onde é que as coisas são fáceis, espontâneas e leves?

Onde que quer que seja …
É por aí.

Jo 💙

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.