fbpx

Será a minha mensagem eficaz?

Será a minha mensagem eficaz?

Acredito sinceramente que o sucesso de uma mensagem (a capacidade dessa mensagem chegar às pessoas e ajudá-las de alguma maneira) depende diretamente da integração das diferentes perspectivas dentro da mesma mensagem.

Quando a nossa mensagem é unilateral, criamos alienação daqueles que poderiam beneficiar dessa mensagem, mas que não se identificam com a nossa parcialidade.

Alguns exemplos:

Os defensores unilaterais da produtividade e da motivação dizem-me que tenho de trabalhar muito. A palavra que usam é “hustle”. Dizem que devo acordar cedo para ser produtiva. Alguns (dizem) que acordam às 5h da manhã. Pois, eu adoro dormir   E conheço poucas pessoas mais produtivas do que eu. Quanto ao “hustle” já o fiz no passado, porque para mim isso é relativamente fácil, e acho que cheguei perto de passar a odiar a minha vida. Quando esta mensagem é unilateral, não corre bem.

Os defensores unilaterais do “deixar fluir” dizem-me que devo focar-me no aqui e no agora e deixar as coisas tomarem o seu próprio curso. Pois, nas áreas que me são fáceis não podia concordar mais. Nas áreas que me são fáceis, se deixar fluir, tudo corre bem. Mas nas outras áreas, aquelas em que tenho desafios, se deixar fluir não estou bem a ver onde vou parar. Conheço muito boa gente que, se deixar fluir em certas áreas, vai chegar aos 130kg, vai gastar o seu dinheiro todo, ou vai alienar todas as pessoas à sua volta, para dar apenas alguns exemplos. Quando esta mensagem é unilateral, não corre bem.

Os defensores unilaterais do feminino dizem-me que tenho de recuperar o meu feminino reprimido, traído e renegado pelo patriarcado e não podia concordar mais. Que falta faz ao nosso mundo voltar a conectar com eros, com o amor, com o prazer, com o yin. Muita falta! Mas depois também me dizem que usar unhas de acrílico, saltos altos e mamas de silicone é violar o nosso corpo para perpetuar a mensagem de que o corpo da mulher serve apenas para agradar aos homens. E eu adoro as minhas unhas, adoro as minhas mamas e, sinceramente, ninguém se meta com os meus sapatos altos   Quando esta mensagem é unilateral, não corre bem porque em vez de unir as mulheres, afasta-as.

Os defensores unilaterais do amor próprio dizem-me que só posso amar outra pessoa depois de me amar a mim mesma. E depois tenho clientes que me procuram porque querem amar e ser amadas e estão presas eternamente na armadilha do amor próprio incondicional que nunca chega nas quantidades necessárias para estarem preparadas para amar outra pessoa. Quando esta mensagem é unilateral, não corre bem.

E sempre que me encontro assim, unilateral, perco pessoas que poderiam ser ajudadas pela minha mensagem apenas porque não se identificam com a sua falta de equilíbrio.

Talvez esteja a ser unilateral com a mensagem de que necessitamos de aprender ser menos unilaterais 

Mas se assim for estou, ao mesmo tempo, a contradizer-me e a provar o meu ponto. O que é simplesmente … divinal 

Bom dia!
Jo 

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.