fbpx

Ser exemplo do que se diz

Ser exemplo do que se diz

Aquela velha máxima de que:
Aprendes quando estudas e reaprendes quando ensinas, é mesmo real.

Desde que comecei a dar os meus cursos tenho percebido as mesmas matérias de formas completamente diferentes.

Só as próprias perguntas dos meus alunos, que me obrigam a encontrar novas formas de explicar os mesmos conceitos, já me levam, só por si, a encontrar novos níveis de consciência sobre temas antigos.

Sempre ouvi os meus professores a dizerem que aprendiam muito com os seus alunos. Achava que era só conversa para criar empatia. Hoje sei que é verdade.

E depois ainda há a questão da coerência. Se ensinas algo, é esperado que depois, nas tuas atitudes, sejas um exemplo daquilo que partilhas. Ou, pelo menos, o melhor exemplo que te seja humanamente possível ser.

Por isso, os teus alunos para além de serem o motor que te faz aumentar o nível de consciência em relação aos temas que ensinas, ainda te relembram constantemente da pessoa que tens o potencial para ser.

E estas conclusões são reais para qualquer “educador da alma” (como Jung chamava aos que se atreviam a querer ajudar outros seres humanos). Estas conclusões são reais para os professores, os pais, os coaches, os terapeutas e os autores.

Quando partilhas a tua mensagem com os teus alunos, com os teus filhos, com os teus clientes ou com os teus leitores, reaprendes sobre essa mensagem. Ela fica ainda mais entranhada nas tuas células e ganha novos contornos, cada vez mais profundos.

Quando partilhas a tua mensagem com os teus alunos, com os teus filhos, com os teus clientes ou com os teus leitores, vai ser-te cobrado que a vivas, que a desempenhes, que a representes na prática. E isso vai tornar-te uma pessoa melhor.

Por isso, se tens uma mensagem que precisas de partilhar, já sabes … vais ser retribuído com mais aprendizagem e mais exigência. Esse é o preço de jorrar a verdade que temos dentro.

Muito grata a todos os educadores da alma, cuja generosidade e sacrifício tornam o mundo um lugar melhor para se ser humano.

Boa semana. Boas aprendizagens. Bons ensinamentos.

Jo 

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.