fbpx

Ser boa pessoa

Ser boa pessoa

Muitas vezes me debato com o conceito de ser “boa pessoa”. É mesmo uma luta interna que travo diariamente. Tentar a cada dia que passa ser a melhor pessoa que tenho a capacidade para ser. Nem sempre consigo. É um facto. Por vezes faço coisas muito pouco admiráveis.

Uma definição de má pessoa, para mim, é alguém que se tiver a oportunidade de prejudicar outra pessoa, vai aproveitar essa oportunidade. E muitas vezes aproveita-a no pior momento para o outro. Um momento de maior fragilidade. Isso, para mim, é ser má pessoa.

Detesto pessoas assim. O que é o mesmo que dizer que projeto muito em pessoas assim. O que é o mesmo que dizer que há uma parte de mim que também é isso. Há uma parte de mim que é “má pessoa”. Outro facto. Comprovado pelas tais atitudes pouco admiráveis que vou tendo aqui e ali.

Mas independentemente da capacidade para realmente ser a melhor pessoa possível a cada momento na prática, existe antes a crença de que esse é o melhor caminho. Mesmo que não o consiga sempre, que não consigo, gosto de, pelo menos, ter esse princípio dentro de mim. Ainda ontem o partilhava com uma cliente numa sessão de coaching individual.

Eu sei que é absurdo. Sei que a vida é tudo menos justa. Mas felizmente ou infelizmente, apesar de todas as crises de fé que já tive, dentro de mim existe ainda uma forte crença num certo sentido de justiça cósmica. Não sei o que é. Racionalmente sinto que não faz qualquer sentido. Mas espiritualmente, quando observo essa justiça invisível a manifestar-se há uma parte de mim que diz baixinho: “Estás a ver … ora aí está ela novamente.”

Acredito, por isso, que não precisamos de ser más pessoas para restabelecermos um subjetivo sentido de justiça. Quem somos nós para saber o que é justo e o que não é. A vida é tão longa e tem tantas dimensões que aquilo que é justo ou injusto simplesmente nos ultrapassa. Por isso, prefiro esperar e observar. Prefiro admirar a vida e ver como ela, por si só, tem a fantástica capacidade de pôr tudo no seu lugar.

Mesmo que nem sempre tenha a capacidade para perceber … está tudo certo … o mundo dá voltas … relaxa.

E por falar em ser boa pessoa, tem uma boa quinta-feira, cheia de justiça cósmica 

Jo 

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.