fbpx

As nossas cascas de banana

As nossas cascas de banana

Há uns dias disse a uma cliente:
“Os motivos pelos quais a pessoa X tem desafios na área do romance, são os mesmos motivos pelos quais a pessoa Y não consegue resolver a sua vida financeira e são os mesmo motivos pelos quais a pessoa Z recupera sempre os mesmos 20kg de peso corporal.”

Encaro isto como uma espécie de justiça cósmica que faz com que cada um de nós … todos nós … tenhamos 1 ou 2 áreas de vida em que simplesmente não temos a mesma facilidade para ter bons resultados.

Existe um determinado mind set, um conjunto de valores, de crenças e maneiras de estar que se manifestam nas áreas em que temos facilidade e que não se manifestam nas áreas em que temos dificuldade. Eles estão lá em potencial, mas ativá-los para essas áreas difíceis, às quais eu chamo as nossas “cascas de banana”, chega a parecer um trabalho Hercúleo, comparativamente com as outras áreas que nos são óbvias.

Mesmo a pessoa mais inspiradora que tu conheces, a pessoa que mais admiras e que até gostavas, um dia, de ter uma vida parecida, tem aquela área de vida em que simplesmente não consegue acertar. E possivelmente essa área de vida é tão obvia para ti. Mas não é para essa pessoa. Para a pessoa que mais te inspira.

E podes encarar isto como uma péssima notícia: Isso quer dizer que vou ter sempre uma dificuldade especial nesta área. BOLAS!!!! Sim, é possível.

E também podes encarar isto como uma ótima notícia porque: Isso não quer dizer que não consegues resolver essa área. Quer apenas dizer que te vai dar muito mais trabalho e vai implicar muito mais dedicação, investimento e atenção constante do que outra área de vida qualquer.

Este ano decidi que vai ser o ano em que vou começar a fazer mudanças sustentáveis numa das minhas cascas de banana. A maior dificuldade que estou a ter é em aceitar humildemente que as coisas não andam tão depressa como estou habituada a que aconteça para outras áreas que eu domino.

Aceitar que os hábitos bons não ficam logo fáceis, que aquilo que eu mais valorizo ainda não bate totalmente certo com esse sonho, que aquilo em que acredito não muda de um dia para o outro, que as minhas emoções nem sempre ajudam e que os meus comportamentos automáticos muitas vezes andam no sentido contrário.

E o mais importante de tudo, perceber que para sempre terei de pensar neste tema. Para sempre terei de ter estratégias especiais. Para sempre terei de estar atenta, focada, dedicada. Este objetivo não vem a deslizar para os meus braços. Este vou ter de sangrar para ir buscar. E depois terei de sangrar para o manter. É outro paradigma. É outra atitude.

Por isso, se estás encalhado numa determinada área, uma pitadinha de teimosia vai ajudar-te. Se o queres assim tanto, não te permitas largar esse tema até conseguires. Vai ser surpreendentemente difícil, surpreendentemente lento, surpreendentemente chato comparado com outras coisas que já conseguiste.

Se estás aí, diz para ti mesmo: Esta área de vida não é mais teimosa do que eu!!!

Tem um dia bonito e uma semana teimosamente fantástica.
Jo 

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.