fbpx

Sê generoso com os “Obrigadas”

Sê generoso com os “Obrigadas”

No outro dia estava a ajudar uma adolescente a escrever uma mensagem para uma pessoa que lhe estava a fazer um favor.

Claro que a mensagem que lhe sugeri estava cheia de “desculpe incomodar”, “se faz favor” e “obrigadas”.

Até que ela me perguntou: “Mas tenho de dizer obrigada para quê? Depois digo obrigada no final quando ele chegar.”

Uma outra pessoa que estava connosco disse: “Ui, se vais ser forreta com os “obrigados” vais ter uma vida muito difícil”.

Não podia concordar mais. Apesar de não saber se a vida fica mais difícil quando somos forretas com os “obrigados”, tenho a certeza absoluta de que fica muito mais fácil quando somos generosos com os agradecimentos.

Neste caso, a pessoa estava a fazer-lhe um favor, mas mesmo quando as pessoas estão a fazer a sua obrigação, não custa nada agradecer-lhes por isso.

Reparar nas pequenas coisas que as pessoas fazem, que por vezes até lhes são fáceis e naturais e mencionar isso como que dizendo: “Ei! I see you! Eu estou a reparar. Eu sei que pode parecer pouco à primeira vista, mas para mim, neste momento, isso que tu fizeste valeu por muito”. Acho que não custa nada e pode mesmo levar-nos muito longe.

Imagina se fosse contigo. Estás aqui na tua vidinha, entretido com os teus afazeres e de repente alguém, aparentemente do nada, olha-te nos olhos e diz: “Queria mesmo agradecer-te por tudo o que tens feito. Eu sei que é o teu trabalho e é isso que se espera de alguém na tua posição, mas mesmo assim, muito obrigada. Quero que saibas que é super importante para mim.”

UAU! Isso não só vai mudar o dia da pessoa como vai ficar gravado para sempre dentro dela. Ela vai sempre lembrar-se de ti, como aquela pessoa que realmente a viu. Aquela pessoa que realmente reparou. Aquela pessoa que realmente se importou.

Por isso, sê generoso com os “Obrigadas” que dás às pessoas da tua vida, aos estranhos com que te cruzas pelo caminho e, claro, a ti mesmo.

Tem um lindo fim de semana e … por teres lido até aqui, sabendo eu que nem sempre é fácil tirar um bocado para ler um texto tão grande, muito obrigada. Quero que saibas que é mesmo importante para mim. Grata de coração.

Jo ?

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.