fbpx

Não há caminho para a Felicidade

Não há caminho para a Felicidade

“Não há caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho.” Nunca tinha percebido esta frase.

Quer dizer, percebia mentalmente. Compreendia a sua lógica. Mas eu preciso de perceber as coisas nas minhas células, passando efetivamente pela experiência daquele conhecimento, para dizer que finalmente o percebo.

Posso perceber as coisas cognitivamente, mas depois há o perceber as coisas na prática. Isso é outro nível de conhecimento.

Há uns anos atrás cheguei a um momento na minha vida que tinha conseguido tudo o que queria. Cheguei lá, ao final do tal caminho, e nada da famosa felicidade. Procurei, procurei e nada do tal prémio que me tinham prometido que ia receber se fizesse tudo bem feito.

Dei por mim a pensar que a felicidade é um mito e tive uma espécie de desilusão espiritual. Nessa altura entrei na minha jornada de quase dois anos sem objetivos. “Para quê definir outro objetivo se, afinal, não serve para nada?” perguntava-me.

Decidi não ter objetivo nenhum, ou pelo menos não ter nenhum objetivo daqueles que assustam e que nos fazem correr mundos e fundos. Foi uma experiência interessante e fico feliz por me ter permitido ter essa oportunidade pelo menos uma vez na vida. Mas confesso que foram meses muito difíceis. Bem aborrecidos.

Mais tarde, por força das circunstâncias, achei que precisava de perceber o meu projeto a 4 anos (altura em que farei 40 anos, Ui!!!). Achei que era imprescindível para mim de definir o que a Joana precisa de concretizar até essa data. E de repente … PUFF

Parece que houve uma nuvem negra que desapareceu de cima de mim. De repente sentia-me novamente com esperança e fé. De repente sentia-me novamente com alegria. De repente tinha novamente um propósito, um rumo, uma linha para seguir … um caminho.

Hoje tenho a certeza de que, quando chegar aos 40 e tiver conquistado tudo aquilo que escrevi no meu caderno, nada disso me vai trazer felicidade. Mas também começo a perceber que os próximos 4 anos vão ser muito mais divertidos e “felizes” por causa desse objetivo.

Será que é esse o segredo para a felicidade?
Veremos ?

Qual é o teu segredo?

Tem uma linda semana!

Jo ?

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.