fbpx

Cultivar o sentido de humor

Cultivar o sentido de humor

Se me perguntassem, de forma geral, qual é um dos atributos que considero mais importantes cada um de nós cultivar, não diria a disciplina, não diria a compaixão, acho que nem diria a coerência que é, de facto, um dos meus porta estandartes.

Diria o sentido de humor ?

Acredito que é, ao mesmo tempo, uma das minhas maiores sortes na vida e uma das minhas melhores qualidades.

Estar rodeada de pessoas que têm um sentido de humor afinado e que, ainda por cima, percebem o meu é das melhores partes da minha vida. Há uns meses uma cliente de coaching a descrever, numa sessão, o seu companheiro ideal disse: “Tem de ter sentido de humor” e eu respondi, sem querer, num suspiro: “Yaaaaa!!!! Podes crer”. Esse atributo também esteve sempre nas minhas listas e tenho a sorte de ter alguém comigo que se ri das minhas piadas ??

Talvez tenha sido o facto de ter sido criada numa família de gente meio louca e que não consegue evitar ver algo humorístico até nas piores situações, mas realmente ter um sentido de humor afinado salva-me sempre nos meus piores dias.

Mesmo que esteja numa de desabafo com uma amiga, talvez até haja lágrimas à mistura, eu já sei que vai haver um momento em que uma de nós vai dizer alguma coisa que nos vai fazer dar aquela gargalhada abençoada. E que bom que é!!

Acho que talvez este possa vir a ser o meu barómetro interno … quando já não conseguir ver o lado cómico da minha situação, mesmo que não seja logo, mesmo que seja só passado uns tempos, talvez precise de procurar ajuda.

Vez após vez, aquele humor negro tem-me salvo. Vez após vez, como a válvula de uma panela de pressão liberta-me da minha tensão e diz-me: “Pssttt, ainda estás aqui. Mesmo que aches que estás perdida, ainda estás aqui”.

Por isso, se te pudesse sugerir alguma coisa boa, sugeria isso. Cultiva o teu sentido de humor. Podes até deixá-lo só para ti e para aquelas pessoas mais chegadas, mas se conseguires, no momento certo em que tudo fica em silêncio, diz aquela piada negra que traz de volta o oxigénio à situação.

Tem um dia cheio de risadas boas!

Jo ?

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.