fbpx

Se eu consigo, tu também consegues [SERÁ???]

Se eu consigo, tu também consegues [SERÁ???]

Tenho pensado muito ultimamente no “Se eu consigo, tu também consegues”. Não acredito que seja uma afirmação tão fiel à verdade como a tentamos fazer passar.

Não é porque eu consegui alguma coisa que tu também consegues. Não é porque tu conseguiste outra coisa qualquer que eu também consigo isso. Não é porque eu consegui alguma coisa de uma determinada maneira, que essa maneira vai também funcionar contigo. E vice-versa. Posso usar a tua história e o teu percurso como inspiração, obviamente, mas nada disso é uma garantia direta do meu sucesso.

Eu não sou tu. Eu não vivi o que tu viveste. Eu não sofri o que tu sofreste. Eu não tenho os mesmos valores que tu, os mesmos pensamentos que tu, as mesmas emoções que tu. Eu nem sequer tenho os mesmos genes que tu. Eu não vejo o mundo com os mesmos óculos que tu. Eu não experiencio a vida da mesma maneira que tu. Por isso, não é porque um de nós conseguiu algo que o outro vai necessariamente conseguir esse algo também.

Isso quer dizer que então mais vale entregarmos os pontos e aceitar que não conseguimos conquistar esse objetivo que ambicionamos? Depende! Isso só eu posso decidir em relação aos meus temas e só tu podes decidir relativamente aos teus.

Por enquanto ainda vou acreditando que se me responsabilizar pelos meus resultados a probabilidade de sucesso, seja em que área for, aumenta significativamente. Não é garantida, porque sinceramente não há grandes garantias para nada. Mas é bem mais provável.

Por isso, eu acredito que não é porque tu conseguiste que eu vou conseguir. E não acredito que é porque eu consegui que tu vais conseguir. Mas se olharmos para as hipóteses de forma matemática. Se pensarmos puramente em probabilidades. Há atitudes que simplesmente vão aumentar as tuas probabilidades e outras que vão diminuí-las. Mais uma vez, não estou a falar de garantias, mas sim de probabilidades. Possibilidades. Oportunidades.

Dizem que Deus joga aos dados com o Universo. É bem possível que seja verdade. Mas sendo assim, o que achas que estaria ao teu alcance influenciar para, pelo menos, melhorares as tuas hipóteses neste jogo?

Tem um dia bonito, cheio de sorte e de boas probabilidades ?

Jo ?

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.