22 Dez Não há Um Momento em que Muda tudo
Há, na minha opinião, um equívoco no discurso do mundo do desenvolvimento pessoal, pelo menos daquilo que estou habituada a ouvir dos meus mestres, dos meus colegas e de mim mesma, até há pouco tempo.
Durante muito tempo pensei, li e ouvi que há momentos que mudam a nossa vida.
Momentos em que tomamos uma decisão que muda tudo. Momentos em que vivemos uma experiência que altera a nossa vida, para sempre, a partir desse momento. Mas aquilo que me tenho apercebido nos últimos anos é que qualquer mudança na nossa vida ou dentro de nós exige uma grande coragem. Vejo-o todos os dias nos meus clientes. Adorava que soubessem como admiro a sua coragem, pois seguir em busca dos seus propósitos e da sua Felicidade não é uma tarefa fácil. É exigente, é duro, é intenso a todos os níveis e, sim, é também muito recompensador, mas só no final, mais à frente, muito depois de terem dado passos muito desafiantes.
É por isso que acho que a decisão de mudar a nossa vida não acontece num momento.
Sim, há um dia que é o primeiro, em que decidimos que agora vai mudar tudo, mas a verdade é que essa é uma decisão que temos de tomar todos os dias a partir desse primeiro momento. Hoje digo aos meus clientes que não esperem que a decisão de hoje seja o suficiente pois vão ter de provar o seu compromisso para com essa decisão diariamente, durante algum tempo, até finalmente poderem levantar os braços vencedores e dizerem “Cheguei caraças!”.
Dizem que há acidentes que mudam a nossa vida, desilusões que mudam a nossa vida, experiências que mudam a nossa vida, mas acredito mais que há todas as decisões que tomamos depois desses momentos e que, essas sim, mudam a nossa vida, dia após dia…
É possível que já tenhas ido a um curso de desenvolvimento pessoal, saíste de lá a dizer “É desta!” e passados 15 dias lá estavas tu a repetir os mesmo padrões, a fazer as mesmas asneiras. É possível que já tenhas tido aquela discussão horrível com a pessoa que amas e, depois de fazerem as pazes e chorarem abraçados, prometeram que tudo iria ser diferente a partir de agora, mas passado 3 semanas voltam a desentender-se por causa do mesmo tipo de coisas absurdas. Possivelmente já recebeste uma notícia chata sobre a tua saúde e prometeste a ti mesmo que irias começar, de uma vez por todas, a ter hábitos de vida mais saudáveis, mas passado apenas 2 dias dás de caras com as mesmas desculpas de sempre para não fazeres aquilo que sabes que precisas de fazer. Já te aconteceu algo do género? A mim já me aconteceu.
Por isso, acredito que para mudarmos a nossa vida não basta tomarmos aquela primeira decisão, temos de fazer esse mesmo compromisso, connosco mesmos, todos os dias a partir daí e por isso é que mudar é tão difícil.
Por isso é que admiro tanto os meus clientes, porque para lidar com essas decisões, é preciso muita coragem. Que bravos que são. Que continuem assim inspirando-me a mim e às pessoas das suas vidas, decidindo seguir por caminhos árduos mas muito muito gratificantes. Decisões diárias, dia após dia, todos os dias, e às vezes ao domingo também.
E por falar em domingo, desejo que o teu seja maravilhoso. Um abraço!
Jo ♥
Sorry, the comment form is closed at this time.